Infiltração da coluna lombar

Imagem Infiltração da Coluna
A infiltração da coluna lombar é um procedimento minimamente invasivo, realizado através de agulhas e sem a necessidade de cortes, que envolve a administração de medicamentos diretamente nas estruturas da coluna lombar, como as articulações posteriores e nos locais em que o nervo é comprimido pela hérnia de disco ou pela artrose. Esses medicamentos incluem corticosteroides, anestésicos locais ou outras substâncias anti-inflamatórias, com o objetivo de reduzir a inflamação local, aliviar a dor e melhorar a função da coluna lombar.
É frequentemente recomendada como uma opção de tratamento para pacientes que sofrem de algumas doenças específicas, como:

  • Hérnia de disco lombar;
  • Síndrome facetária lombar (bicos de papagaio);
  • Radiculopatia (dor irradiada para os membros inferiores);
  • Dor lombar recente ou de longa data;
  • Estenose do canal vertebral.

Como é feito o procedimento?

A infiltração da coluna lombar é realizada no centro cirúrgico, com o paciente posicionado deitado em uma maca, sob anestesia local e sedação. Uma agulha especial é então guiada até o local específico onde o medicamento será injetado sob orientação de raio-X em tempo real para garantir a precisão da administração do medicamento no local exato. O procedimento dura aproximadamente 30 minutos e a alta é no mesmo dia, sem necessidade de internação hospitalar por mais de 12 horas. O paciente não precisa de afastamento do trabalho e estará apto a realizar normalmente as atividades de vida diária.

Quanto tempo dura o alívio da dor após o procedimento?

Alguns pacientes podem sentir alívio imediato após o procedimento, enquanto outros podem experimentar um alívio progressivo da dor ao longo de alguns dias e que deverá ser mantido por várias semanas ou meses. No entanto, é importante lembrar que a infiltração pode ser apenas uma parte do tratamento, e os resultados individuais podem variar.

Riscos e efeitos colaterais:

Embora essa técnica terapêutica seja considerada segura e com baixos índices de complicações, existem alguns riscos descritos e possíveis efeitos colaterais, incluindo:

  • Infecção no local da injeção (extremamente raro);
  • Sangramento ou hematoma;
  • Reação alérgica ao medicamento;
  • Lesão nervosa ou vascular.

É fundamental que o paciente discuta todos os riscos e benefícios potenciais com seu médico antes de realizar o procedimento.

A infiltração é uma opção terapêutica valiosa para muitos pacientes que sofrem de dor na coluna lombar. Esse procedimento minimamente invasivo pode proporcionar alívio significativo e melhorar a qualidade de vida. Agende o quanto antes uma consulta para que possamos avaliar sua condição médica e programar uma abordagem personalizada para garantir os melhores resultados.

Seja Bem vindo

Dr. Pedro Paschoal

Sou o Dr. Pedro Paschoal, Ortopedista e Especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral.

Minha meta é oferecer a você o mais alto nível de cuidado e tratamento para problemas relacionados à coluna.

Utilizo técnicas avançadas, aliadas aos avanços científicos, para alcançar soluções eficazes em uma consulta personalizada e sem pressa.

Meu objetivo final é ajudá-lo a recuperar sua saúde e qualidade de vida, permitindo que retome suas atividades cotidianas com confiança e conforto.

Ícone Formação

Especializado em Ortopedia e Cirurgia
da Coluna pelo INTO

Ícone Grandes Hospitais

opera em
grandes hospitais

Imagem Dr. Pedro Paschoal
Imagem-destaque-clinica-Pedro-Paschoal

Locais de Atendimento

Vogue Square

Ícone Localização
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Av. das Américas, 8585
(Dentro da TECHSET)