Fraturas da coluna

pedro-paschoal-imagem-interna-Fraturas-da-coluna
Referem-se a quebras nas vértebras das regiões cervical, torácica ou lombar da coluna vertebral. Estas lesões podem variar em gravidade, desde pequenas trincas até fraturas mais complexas, que podem comprometer a estabilidade da coluna e ter um impacto significativo na vida de um indivíduo.

Principais Causas

Os principais fatores que podem ocasionar fraturas vertebrais são:

  • Acidentes de Trânsito;
  • Quedas;
  • Lesões Esportivas;
  • Osteoporose.

Principais Sintomas

Os sintomas mais comuns das fraturas da coluna toracolombar podem incluir:

  • Dor intensa na região do pescoço ou das costas;
  • Dificuldade em movimentar-se ou mudar de posição;
  • Formigamento ou dormência nos membros;
  • Fraqueza muscular ou incapacidade de mover os braços, pernas e pés;
  • Deformidades visíveis da coluna.

Diagnóstico

O diagnóstico de fraturas da coluna toracolombar envolve exame clínico detalhado alinhado a exames de imagem, como radiografias, tomografias computadorizadas e ressonância magnética, que ajudarão a avaliar a gravidade da fratura, a estabilidade da coluna, se houve compressão da medula espinhal ou dos nervos, e determinar a melhor abordagem de tratamento.

Tratamento

O tratamento escolhido dependerá da gravidade da fratura, podendo incluir:

  • Tratamento Conservador: o mais recomendado nas fraturas estáveis, com indicação de repouso, uso de colete ortopédico ou cinta e de medicamentos analgésicos, buscando prevenir uma deformidade secundária da coluna.
  • Vertebroplastia / Cifoplastia: procedimento minimamente invasivo em que se utiliza o cimento ortopédico com o objetivo de aliviar a dor em fraturas que não apresentem uma melhora espontânea com o tratamento conservador. O cimento ajuda na estabilização dos fragmentos das vértebras e pode auxiliar na prevenção de deformidades da coluna. O procedimento é realizado no centro cirúrgico com o auxílio de radiografias intraoperatórias, sob anestesia local e sedação.
  • Cirurgia de Artrodese: fraturas instáveis podem exigir uma abordagem cirúrgica para realinhar e estabilizar a coluna, com o uso de implantes metálicos, como parafusos e hastes de titânio. O objetivo é descomprimir os nervos que ficam presos pelos fragmentos da fratura e reestabelecer o alinhamento da coluna vertebral.

Tratamento Fratura da Coluna Artrodese

  • Reabilitação: após o tratamento, a reabilitação com fisioterapia é importante para restaurar a força e mobilidade do tronco e dos membros.

Prevenção e Cuidados

A prevenção de fraturas da coluna toracolombar envolve precauções durante atividades de alto risco e o cuidado com a saúde óssea, especialmente em casos de osteoporose.

Seja Bem vindo

Dr. Pedro Paschoal

Sou o Dr. Pedro Paschoal, Ortopedista e Especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral.

Minha meta é oferecer a você o mais alto nível de cuidado e tratamento para problemas relacionados à coluna.

Utilizo técnicas avançadas, aliadas aos avanços científicos, para alcançar soluções eficazes em uma consulta personalizada e sem pressa.

Meu objetivo final é ajudá-lo a recuperar sua saúde e qualidade de vida, permitindo que retome suas atividades cotidianas com confiança e conforto.

Ícone Formação

Especializado em Ortopedia e Cirurgia
da Coluna pelo INTO

Ícone Grandes Hospitais

opera em
grandes hospitais

Imagem Dr. Pedro Paschoal
Imagem-destaque-clinica-Pedro-Paschoal

Locais de Atendimento

Vogue Square

Ícone Localização
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Av. das Américas, 8585
(Dentro da TECHSET)